O website Ecos Machico pertencente à Câmara Municipal de Machico e foi criado de acordo com os pressupostos de segurança máxima de modo a garantir a confidencialidade das comunicações entre os munícipes, as empresas, os visitantes e o Município.

Os serviços de comunicação e prestação da informação funcionam em servidores seguros que utilizam o protocolo SSL (Secure Socket Layer), sistema padrão da segurança na Internet.

O Secure Socket Layer é um protocolo que fornece privacidade e integridade entre os cidadãos e os servidores de alojamento das plataformas do Portal Municipal, significando que o mesmo estabelece uma ligação direta, segura e encriptada, apenas acessível entre as máquinas dos cidadãos e os servidores onde está alojado o website Ecos Machico da Câmara Municipal de Machico.

Visualmente é possível constatar a identificação do certificado SSL através da iconografia de um cadeado, inserido no lado esquerdo, a anteceder o URL associado ao domínio www.ecosmachico.pt.

A instalação dos certificados SSL faz com que o website do Ecos Machico neutralize sistema automáticos de robotização assim como garante a salvaguarda de que:

• Os munícipes, empresas, as escolas, os visitantes e demais cidadãos estão a informar os seus dados aos servidores de alojamento do website e não a qualquer outro sistema clonado e/ou que se faça passar pelos servidores em questão;
  • Entre os cidadãos e os servidores onde está instalado o website do Ecos Machico, os dados circulam de forma encriptada, evitando a identificação, leitura e/ou manipulação de terceiros ou sistemas robotizados;
  • As operações de registo, adesão, alteração, consulta e submissão de informação pessoal, encontram-se protegidas por certificados de segurança digitais emitidos pela Globalsign;
  • A certificação Globalsign salvaguarda o elevado desempenho de segurança e confiança dos cidadãos-utilizadores, garantindo a legitimidade da navegação, assegurando que a informação é privada e confidencial;
  • Após a introdução do login, nas áreas dinamizadas que pressupõem interação com os munícipes, empresas, escolas, visitantes e demais cidadãos, onde é solicitado igualmente a palavra-passe, toda a informação é enviada automaticamente para validação por parte dos servidores onde estão instaladas no website Ecos Machico. A partir desse momento, qualquer ação executada perante as funcionalidades onde é solicitado o registo e a inserção do Número de Identificação Fiscal (NIF) como acesso credível de identificação, verifica automaticamente a informação dos registos, contas e dados submetidos.